A não perder

Nada “é de perder de vista” em Coimbra

O Município de Coimbra organiza periodicamente visitas guiadas e roteiros temáticos fortemente ligados à personalidade cidade.

Nos seus monumentos ou locais emblemáticos conhece-se a história da cidade e as suas gentes, fica a saber as curiosidades, as lendas e peripécias de quem conhece Coimbra como ninguém (mais informação em Turismo do Centro)

A título de exemplo, sugerimos 5 apogeus de uma Coimbra profunda de encantos tamanhos, que nunca passam ao lado daqueles que a visitam:

1.
Centro Histórico da Cidade - Sé Velha

Ao fazer um passeio pela Baixa conhece os locais onde a cidade revela o seu lado mais genuíno. As suas ruas estreitas e empedradas e os seus recantos inusitados são imagens dignas de um postal ilustrado – caso mais famoso a Catedral de Coimbra ou Sé Velha.

2.
Jardins e Quintas Históricas - Quinta das Lagrimas

No passado, Coimbra era envolvida por quintas e cercas conventuais, essencialmente de caráter agrícola. Contudo, aqui também foi palco de profundas histórias de amor. Visite a Quinta das Lágrimas e reviva os episódios trágicos do amor de D. Pedro e Inês de Castro, enquanto conhece as árvores centenárias, as ruínas, as fontes e os recantos incríveis de todo o jardim.

3.
O Fado e as Tradições Académicas – Universidade de Coimbra: a Alta e a Sofia

Na região centro, a vida académica tem outra cor. Desde sempre que Coimbra é marcada por vivências muito próprias: a praxe; o traje; as festas académicas, em particular a Festa da Latas e a Queima das Fitas, e o fado – a génese de origem erudita, que foi musicalizada em poemas de uma riqueza inigualável.

Em 2013, a Unesco reconheceu o valor excecional da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia agraciando-a com o selo de Património Mundial da Humanidade.

4.
Coimbra Muralhada

Infelizmente, não existem muitos vestígios das estruturas defensivas, contudo a história da cidade leva-nos a bases romanas, muito impulsionadas pela vizinha Conímbriga.

Chamada de Æminium, Coimbra delimitava-se por uma muralha, que depois ocupação muçulmana assumiu um papel importante durante a Reconquista Cristã. Uma conquista que de forma progressiva permitiu a criação do Reino de Portugal. E, ainda, “coroou” a cidade como capital do Condado Portucalense.

5.
Passeios pelas margens do Mondego

Coimbra tem três parques encostados ao Mondego: Parque Manuel Braga, Parque do Choupalinho e o Parque Verde do Mondego e todos eles são excelentes para aproveitar da tranquilidade do rio. Caso as temperaturas estejam a seu favor, pode ir a banhos na Praia Fluvial do Rebolim.